Henri Paul Hyacienthe Wallon
Nasceu dia 15 de junho de 1879 na França, e faleceu em 1962.
Antes de chegar á psicologia passou pela filosofia e medicina. Em 1902, com 23 anos, formou-se em filosofia pela Escola Normal Superior, cursou também medicina, formando-se em 1908.
Em 1914 atuou como médico do exército francês, permanecendo vários meses no front de combate. O contato com lesões cerebrais de ex-combates fez com que revisse posições neurológicas que havia desenvolvido no trabalho com crianças deficientes. Paralelamente á atuação de médico e psiquiatra consolida-se seu interesse pela psicologia da criança.
De 1920 a 1937, é o encarregado de conferência sobre a psicologia da criança na Sorbonne e outras instituições de ensino superior.
Em 1925 funda um laboratório destinado á pesquisa e ao atendimento de crianças ditas deficientes.
Ainda em 1925 publica sua tese de doutorado “ A Criança Turbulenta”. Inicia um período de intensa produção com todos os livros voltados para a psicologia da criança. O último livro “Origens do pensamento na criança”, em 1945.
Em 1948 cria a revista “Enfance”. Neste periódico, que ainda hoje seguir a linha editorial inicial, as publicações servem como instrumento de pesquisa para os pesquisadores em psicologia e fonte de informaçõa para os educadores.
A Influência do Fator Orgânico e a Ênfase no Fator Social
Wallon reconhece que fator orgânico é a primeira condição para o desenvolvimento do pensamento; ressalta, porém a importância das influências do meio. O homem, para Wallon, seria o resultado de influências sociais e fisiológicas, de modo que o estudo do psiquismo não pode desconsiderar nem um outro aspecto do desenvolvimento humano. Por outro lado, para Wallon as potencialidades psicológicas depenem especialmente do contexto sócio-cultural. O desenvolvimento do sistema nervoso, então, não seria suficiente para pleno desenvolvimento das habilidades cognitivas.
Desenvolvimento do Pensamento
O desenvolvimento ocorreria, para Wallon, por uma sucessão de estágios, á maneira da teoria de um processo assistemático e contínuo, em que a criança oscila entre afetividade e a inteligência. O processo não é tão bem delimitado, mas constante, podendo haver, inclusive, regressão: as aquisições de um estágio são irreversíveis, mas o indivíduo pode retornar a atividades anteriores ao estágio.
A teoria de Wallon afirma que comportamento aprendido não é extinto, mas sim integrado ao posterior.
Emoção e Afetividade
Outros dois importantes conceitos na obra de Wallon são emoção e afetividade. Emoções, para Wallon, são fenônemos psico- fisiológicos oriundos do sistema nervoso central caracterizado pela reação postural de exteriozação de afetividade. A afetividade, por sua vez, seria o conjunto de processos psíquicos exteriorizados através das emoções. Em outras palavras, enquanto emoções seriam processos internos, a afetividade seria o estado psicológico que viabiliza a comunicação das emoções.
Wallom considera as emoções como a primeira ferramenta de interação com o meio que uma criança possuirá.
Campos Funcionais
Para Wallon, a cognição está alicerçada a quatro categorias de atividades cognitivas específicas, ás que seriam o movimento, a afetividade, a inteligência e a pessoa.
Movimento
O movimento seria dos primeiros campos funcionais a se desenvolver, e que serviria de base para o desenvolvimento dos demais.
Existem duas categorias desse desenvolvimento:
Movimentos instrumentais são ações executadas das alcançar um objeto imediato.
Movimentos expressivos têm uma função comunicativa, estando usualmente associada a outros indivíduos ou sendo usados para estruturação do pensamento do próprio movimentador.
Afetividade
A afetividade seria a primeira forma de interação com o meio ambiente e a motivação primeira do movimento.
Inteligência
Na obra de Wallon, inteligência tem um significado bem específico, estando diretamente relacionado com duas importantes atividades cognitivas humanas o raciocínio simbólico e a linguagem.
Pessoa
Wallon dá nome de pessoa ao campo funcional responsável pelo desenvolvimento da consciência da identidade do eu.
Estágios de Desenvolvimento
O desenvolvimento não seria na obra Walloniana, um fenômeno suave e contínuo; pelo contrário, o desenvolvimento seria permeado de conflitos internos e externos. Wallon deixa claro que é natural que, no desenvolvimento<>
Nasceu dia 15 de junho de 1879 na França, e faleceu em 1962.
Antes de chegar á psicologia passou pela filosofia e medicina. Em 1902, com 23 anos, formou-se em filosofia pela Escola Normal Superior, cursou também medicina, formando-se em 1908.
Em 1914 atuou como médico do exército francês, permanecendo vários meses no front de combate. O contato com lesões cerebrais de ex-combates fez com que revisse posições neurológicas que havia desenvolvido no trabalho com crianças deficientes. Paralelamente á atuação de médico e psiquiatra consolida-se seu interesse pela psicologia da criança.
De 1920 a 1937, é o encarregado de conferência sobre a psicologia da criança na Sorbonne e outras instituições de ensino superior.
Em 1925 funda um laboratório destinado á pesquisa e ao atendimento de crianças ditas deficientes.
Ainda em 1925 publica sua tese de doutorado “ A Criança Turbulenta”. Inicia um período de intensa produção com todos os livros voltados para a psicologia da criança. O último livro “Origens do pensamento na criança”, em 1945.
Em 1948 cria a revista “Enfance”. Neste periódico, que ainda hoje seguir a linha editorial inicial, as publicações servem como instrumento de pesquisa para os pesquisadores em psicologia e fonte de informaçõa para os educadores.
A Influência do Fator Orgânico e a Ênfase no Fator Social
Wallon reconhece que fator orgânico é a primeira condição para o desenvolvimento do pensamento; ressalta, porém a importância das influências do meio. O homem, para Wallon, seria o resultado de influências sociais e fisiológicas, de modo que o estudo do psiquismo não pode desconsiderar nem um outro aspecto do desenvolvimento humano. Por outro lado, para Wallon as potencialidades psicológicas depenem especialmente do contexto sócio-cultural. O desenvolvimento do sistema nervoso, então, não seria suficiente para pleno desenvolvimento das habilidades cognitivas.
Desenvolvimento do Pensamento
O desenvolvimento ocorreria, para Wallon, por uma sucessão de estágios, á maneira da teoria de um processo assistemático e contínuo, em que a criança oscila entre afetividade e a inteligência. O processo não é tão bem delimitado, mas constante, podendo haver, inclusive, regressão: as aquisições de um estágio são irreversíveis, mas o indivíduo pode retornar a atividades anteriores ao estágio.
A teoria de Wallon afirma que comportamento aprendido não é extinto, mas sim integrado ao posterior.
Emoção e Afetividade
Outros dois importantes conceitos na obra de Wallon são emoção e afetividade. Emoções, para Wallon, são fenônemos psico- fisiológicos oriundos do sistema nervoso central caracterizado pela reação postural de exteriozação de afetividade. A afetividade, por sua vez, seria o conjunto de processos psíquicos exteriorizados através das emoções. Em outras palavras, enquanto emoções seriam processos internos, a afetividade seria o estado psicológico que viabiliza a comunicação das emoções.
Wallom considera as emoções como a primeira ferramenta de interação com o meio que uma criança possuirá.
Campos Funcionais
Para Wallon, a cognição está alicerçada a quatro categorias de atividades cognitivas específicas, ás que seriam o movimento, a afetividade, a inteligência e a pessoa.
Movimento
O movimento seria dos primeiros campos funcionais a se desenvolver, e que serviria de base para o desenvolvimento dos demais.
Existem duas categorias desse desenvolvimento:
Movimentos instrumentais são ações executadas das alcançar um objeto imediato.
Movimentos expressivos têm uma função comunicativa, estando usualmente associada a outros indivíduos ou sendo usados para estruturação do pensamento do próprio movimentador.
Afetividade
A afetividade seria a primeira forma de interação com o meio ambiente e a motivação primeira do movimento.
Inteligência
Na obra de Wallon, inteligência tem um significado bem específico, estando diretamente relacionado com duas importantes atividades cognitivas humanas o raciocínio simbólico e a linguagem.
Pessoa
Wallon dá nome de pessoa ao campo funcional responsável pelo desenvolvimento da consciência da identidade do eu.
Estágios de Desenvolvimento
O desenvolvimento não seria na obra Walloniana, um fenômeno suave e contínuo; pelo contrário, o desenvolvimento seria permeado de conflitos internos e externos. Wallon deixa claro que é natural que, no desenvolvimento<>
Um comentário:
Parabens!! Fiquei muito feliz com o conteúdo, me ajudou muito na aquisição do meu conhecimento e esclarecimento.
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